Rua Waldemar Siepiersky, 200 - Edifício Villagio, Sala 702 - Rio Branco, Cariacica - ES, 29147-600

27 3226-8724 / 27 99834-1897

08h ás 17h
Seg - Sex

Notícias

Prefeitura de Cariacica corta e reduz insalubridade de Servidores municipais, causando revolta e insegurança para os trabalhadores

17 de julho de 2025

Prefeitura de Cariacica corta e reduz insalubridade de Servidores municipais, causando revolta e insegurança para os trabalhadores

Os servidores municipais de Cariacica foram surpreendidos de forma inesperada e considerada covarde com a retirada e redução do pagamento de insalubridade, um direito conquistado por diversos profissionais que atuam em condições de risco. Entre os atingidos estão Técnicos de Enfermagem, Psicólogos, Artífices, Cavouqueiros, Assistentes Sociais, Nutricionistas e outros trabalhadores que atuam em áreas como esgoto, limpeza, unidades de saúde, pronto atendimento (PA) e outros equipamentos municipais.
A medida, promovida pelo Secretário Municipal de Administração e atual Secretário Interino de Saúde o Sr. Renan Poton de Jesus, responsável pela gestão de Recursos Humanos do município, gerou grande desconforto e revolta entre os servidores, especialmente aqueles que trabalham na Secretaria de Saúde e Serviços, que se sentem desrespeitados e desvalorizados. Muitos profissionais dedicados à prestação de serviços essenciais para a população de Cariacica veem essa ação como um retrocesso o que evidencia a Necropolítica de Recursos Humanos atualmente aplicada no município, na qual a vida e o bem-estar dos trabalhadores parecem não ser prioridade.
Diante dessa situação, o sindicato dos servidores municipais, Sindismuc, orienta que os profissionais façam uma solicitação individual de Reavaliação da Insalubridade junto ao protocolo da prefeitura. Além disso, o sindicato anunciou a realização de uma assembleia para discutir esse e outros temas de interesse dos servidores, reforçando a necessidade de união na luta por direitos e condições dignas de trabalho.
A comunidade e os próprios trabalhadores não podem permitir que mais uma agressão aos direitos dos servidores municipais de Cariacica passe em branco. É fundamental resistir a uma gestão que, por dois mandatos consecutivos, tem destruído e retirado direitos de forma unilateral, sem respeito à dignidade humana e ao esforço daqueles que dedicam suas vidas ao Serviço Público.