História
Um sindicato é feito de histórias e lutas, essa é mais uma história de lutas que se inicia. Ao longo dos anos observando à antiga gestão sindical cada ano mais omissa as reais necessidades dos servidores, onde os salários são achatados com o passar do tempo e os direitos são sucumbidos pelos des-mandes dos gestores municipais.
Cansados da falta de cumprimento da lei por parte da gestão municipal, no que tange o cumprimento dos direitos estabelecidos no Estatuto do Servidor, garantidos também pela Constituição Federal. Cansados da falta de transparência dos gestores do sindicato, cansados dos abusos encontrados no próprio Estatuto do Sindicato onde visava perpetuar no “poder” seus gestores. Um grupo de servidores (hoje atual gestão sindical) cansados de tanta injustiça tomou uma decisão que mudaria a história deste sindicato, entrou na justiça contra o próprio Estatuto Sindical para que fosse garantido o direito a participação nas eleições sindicais.
Iniciou-se a luta na busca por democracia e por melhores condições de trabalho para os servidores. A justiça, atendendo às reivindi-cações desse grupo, garantiu ao mesmo o direito de concorrer às eleições sindicais, sendo este ato um marco importante na história do sindicato. Para coroar a luta, o desejo de mudança por parte dos servidores prevaleceram, escolhendo a “CHAPA 2 – SINDISMUC SOB NOVA DIREÇÃO” como seus novos representantes.
Todo o processo já foi homologado pela justiça dando legitimidade aos novos gestores sindicais. A nova gestão, ao assumir o sindicato no dia 18 de maio de 2018, deparou-se com uma situação calamitosa: não bastasse a falta de prestação de contas por parte dos antigos diretores, encontraram ali uma verdadeira caixa de surpresas, onde a cada momento surgira dívidas e mais dívidas não pagas, impostos não recolhidos junto a Receita Federal, dívidas com terrenos, veículos deteriorados, multas, dívidas junto ao INSS (falta de pagamento do INSS dos funcionários), dentre outras débitos e desperdícios.
A nova gestão, ao assumir o sindicato no dia 18 de maio de 2018, deparou-se com uma situação calamitosa: não bastasse a falta de prestação de contas por parte dos antigos diretores, encontraram ali uma verdadeira caixa de surpresas, onde a cada momento surgira dívidas e mais dívidas não pagas, impostos não recolhidos junto a Receita Federal, dívidas com terrenos, veículos deteriora-dos, multas, dívidas junto ao INSS (falta de pagamento do INSS dos funcionários), dentre outras débitos e desperdícios.
Diante desse caos, a nova gestão assumiu as responsabilidades financeiras deixadas pela diretoria anterior, conseguindo cumprir compromissos, controlar e equilibrar os gastos de maneira eficiente, mantendo o sindicato funcionando com vários serviços que serão apresenta-dos neste informativo.
A atual diretoria esta trabalhando para reestruturar o sindicato, bem como recuperar a credibilidade perdida com má impressão política deixada, que manchou o nome dessa instituição. Hoje o sindicato faz valer a sua voz, ocupa os espaços que é seu por direito, estando presente em mesa de negociação com a Gestão Municipal, em comissões de trabalho e demais conselhos.
Essa Nova Direção tem defendido os servidores em diversos processos, procurando atender às necessidades dos associados, bem como orientar todos aqueles servidores que necessitam de atendimento. É uma lutar árdua que precisa ser fortalecida.
Para que essa nova gestão continue no caminho certo e para que o sindicato ganhe mais força, é preciso que os servidores participem das assembleias dando sua contribuição, é preciso que os servidores filiem-se, pois essa luta é de todos e “Ninguém é mais forte que todos nos juntos”.